Saiba o porquê da diferença entre dados do estado e dos municípios na Bahia
Afinal, por que comumente municípios e estado apresentam boletins epidemiológicos sobre a Covid-19 com diferença - muitas vezes bastante significativas - nos números de casos? O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, disse há pouco que houve um ajuste nas bases de dados. "O que vinha acontecendo é que vários municípios notificavam no sistema mas não fechavam o caso, o que resultava numa quantidade imensa de casos notificados, depois não confirmados nem fechados", justificou.
Vilas-Boas informou que o estado da Bahia desenvolveu um sistema que passou a comparar as bases de dados do Lacem (Laboratório Central, onde os exames são avaliados), nos exames que já tinham dado positivo com a base de dados notificados. E agora definiu que, passadas 24 horas dos casos não confirmados, a Sesau vai passar a confirmar automaticamente, deixando de ser durante semana apenas casos notificados.
"Isso nos dá mais transparência. E o que mais importa é que o número de ativos e de obitos não mudou mesmo com a mudança de avaliação", assegura.